Campus Party Digital Goiás anuncia primeiras atrações confirmadas

Palco global terá participações como o do inventor da Web, Tim Berners Lee e da inventora do protocolo STP, Radia Perlman. Já os palcos especiais do Estado de Goiás contarão com nomes como o do professor e mentor de projetos em agricultura digital, Tavvs Alves e do criador do site Vida de Programador, André Noel

A Campus Party Digital Goiás acaba de anunciar as primeiras palestras confirmadas para o evento que ocorrerá entre 9 e 11 de julho, de forma gratuita e ao vivo, na web. Cerca de 50 palestrantes de renome internacional em todo o mundo, se alternarão em um palco principal global. Além disso, outros 5 palcos temáticos em cada país reunirão mais de 2.000 convidados.

Entre os nomes de destaque para esta edição estão grandes referências mundiais no debate da transformação tecnológica como: o inventor da World Wide Web, Tim Berners Lee; a inventora do protocolo STP, Radia Perlman; o inventor do protocolo TCP/IP, Vint Cerf; e a diretora fundadora do consórcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE), o maior grupo de mulheres em investimentos em infraestrutura da África, Sharron Mcpherson.

Também estarão presentes o Presidente do Linux Professional Institute (LPI), Jon Maddog; o líder do Grupo Enel de inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental, Ernesto Ciorra; o especialista em blockchain e criptomoeda, Alex Tapscott; o fundador e presidente do grupo sem fins lucrativos Choson Exchange, Geoffrey See; o príncipe dos Países Baixos, Constantijn van Oranje-Nassau; o palestrante motivacional, Maickel Melamed; e os youtubers Adrian Fartade e Barbascura X.

Segundo o gerente de conteúdos e comunidades da Campus Party Brasil, Thalis Antunes, a expectativa de público para essa edição digital no Brasil é de cerca de um milhão de pessoas e no mundo de cerca de 10 milhões. “Como agora estaremos em um ambiente digital esse número pode ser ainda maior. E o mais importante é que cada participante poderá se conectar com palestrantes da própria região, além de adquirir conhecimento de outros países”, explica.

Palco Goiás

O Estado de Goiás participará dos 5 palcos temáticos: Work Life (Employment & Economy); Green Deal (Clean Energy & Environment); Living Better (Health & Science); Joy of Life (Digital Entertainment& Creativity) e New Horizons (Education & Cities). Entre os principais temas abordados pelos palestrantes do Estado estão a agroindústria e logística, setores importantes para a região.

Entre as palestras já confirmadas em Goiás estão a “Drones, IoT e Inteligência Artificial: Estamos Prontos para Hackear a Agricultura?” que será conduzida por Tavvs Alves, professor PHD em entomologia e sensoriamento remoto que atua no treinamento de estudantes, produtores rurais e mentoria de startups, principalmente em projetos de agricultura digital. Ele também colabora em projetos de inovação com aplicativos, sensores, drones e internet das coisas.

O tema “Como você pode implementar uma cultura de acessibilidade em sua empresa?” será apresentado pelos palestrantes Marcelo Sales, designer com 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos digitais, e Talita Pagani, especialista em UX e acessibilidade Web. André Noel, mestre em Ciência da Computação e criador do site Vida de Programador, palestrará sobre “Vida de Programador em Quarentena”; o jornalista Ronaldo Matos, criador do coletivo de jornalismo periférico Desenrola E Não Me Enrola falará sobre “Quebrada Tech – Uma visão jornalística e periférica da tecnologia”; e a bióloga e neurocientista fundadora da empresa Revolução da Empatia, Tati Fukamati, sobre o tema “Empatia em um mundo digital”.

Participarão ainda Stella Hiroki, palestrante sobre inovação urbana e a presença de mulheres em projetos de tecnologia; Amanda Graciano, economista e especialista em inovação; e Vinicius Machado, especialista em inovação corporativa e co-fundador da Startadora.

Além do conteúdo dos cinco palcos temáticos, os campuseiros goianos também poderão conferir conteúdo exclusivo do Estado no palco Goiás na Campus. Um dos destaques é o espetáculo All Games in Concert, produzido pela Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, e que mistura dois mundos aparentemente distintos: o da música clássica e o das trilhas sonoras de games como Super Mario,  Dragon Ball Z e Pokemon.

Ainda no palco Goiás na Campus, quem gosta de programação de jogos poderá conferir a palestra “Programando um jogo digital em dez passos”, ministrada pelo professor da Rede de Instituto Tecnológicos do Estado de Goiás (Rede Itego), Jefferson Nogueira de Oliveira. Ao todo, o palco terá mais de 40 conteúdos exclusivos para o Estado com temas como empreendedorismo, educação e inovações tecnológicas aplicadas a setores como agronegócio e saúde.

“A Campus Party possibilita uma imersão cultural dentro deste campo da inovação e esse novo modelo digital abre novas portas com a possibilidade de interação de pessoas de vários países. Ter Goiás inserido nesse ambiente de interação e troca de conhecimento é muito importante para a desenvolvimento do Estado”, afirma Márcio César Pereira, secretário de desenvolvimento e Inovação do Governo de Goiás.

3º FÓRUM EDUCAÇÃO DO FUTURO

Dando sequência às discussões sobre o futuro do trabalho e da educação iniciadas na Campus Party Goiás do ano passado, a edição digital goiana da Campus irá promover o fórum “A educação pós-Covid-19: Um Olhar sobre a Educação Superior”, que terá o objetivo de debater as mudanças para o ensino relacionada a temas como educação empreendedora, metodologias ativas e a utilização de tecnologia na educação.

Para isso, o fórum será dividido em duas programações: a Sala do Futuro e a Trilha Educação Pós-Covid-19. Na primeira, serão realizados debates com convidados especialistas, e, ao final, será publicado um manifesto contendo as principais ideias e metodologias para que temas voltados à tecnologia e ao empreendedorismo estejam inseridos nas disciplinas dos estudantes. Já a Trilha terá palestras e painéis com os temas centrais do fórum.

Dentre os convidados que vão debater o tema educação e tecnologia estão o filósofo e professor de Ética, Clóvis de Barros Filho, o secretário-geral do Governo de Goiás e mestre em Filosofia, Adriano da Rocha Lima, além dos embaixadores do Include e da Campus Party Brasil, Sanderson "Sandeco" Macedo e Genésio Gomes, e os reitores da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva, e da PUC Goiás, Wolmir Therezio Amado.

 

Para participar da Campus Party Digital Goiás, registre-se em: http://quero.party/cpdigitalgoias