Ensino, pesquisa e extensão em debate na UEG

De forma totalmente online, terá início nesta quarta-feira (14), o VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás (Cepe|UEG). O tema de 2020 é “Transpondo desafios na educação e desenvolvimento em tempos de pandemia”. O evento segue até a sexta-feira (16).

 

Até agora já estão confirmados na solenidade oficial de abertura, no final da tarde de quarta, os secretários Adriano da Rocha Lima (secretário-chefe geral da Governadoria) e Marcio Cesar Pereira (Secretaria de Desenvolvimento e Inovação), além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira.

 

O Cepe, que é o maior evento da UEG a congregar todas as áreas de formação e conhecimento, em 2020 é aberto às comunidades interna e externa. A participação no Congresso é totalmente gratuita e haverá transmissão das programações vespertinas e noturnas pela UEG TV no http://www.tv.ueg.br/ou https://www.youtube.com/uegtv?gl=BR. Já a programação matutina será realizada via Google Meet, assim como alguns minicursos no período vespertino.

 

As inscrições do evento, bem como a emissão dos certificados, estão sendo gerenciadas pela plataforma de eventos online Doity. Antes de assistir às transmissões, os inscritos devem fazer o check-in pelo site da plataforma Doity ou aplicativo.

 

Constam da programação do evento, oficinas, palestras, mesas redondas, minicursos, workshops e exposições temáticas. Após a solenidade de abertura, que ocorrerá a partir das 16 horas do dia 14 de outubro, será realizada a conferência de abertura, ministrada pelo professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Marques Júnior. A temática abordada será “Os desafios do Ensino Superior em tempos de Pandemia”.

 

Toda a programação do VII Cepe pode ser conferida AQUI.

 

Apresentações orais

No período matutino, entre as 8 e 12 horas, ocorrerão as apresentações orais dos trabalhos inscritos. As apresentações serão realizadas simultaneamente em seis salas e contarão com docentes moderadores e avaliadores. Cada sala permitirá a participação de até 100 ouvintes.

 

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação da UEG, Everton Tizo, o tema abordado neste ano foca em um dos objetivos centrais da UEG, que é a superação das desigualdades do Estado de Goiás, com a garantia do ensino público superior de qualidade. “A escolha da temática aborda os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior e toda a sociedade na obtenção de alternativas para a realização das ações e atividades relacionadas à educação superior em um momento de pandemia”, ressalta.

 

Para o reitor interino da UEG, professor Valter Campos, o evento representa uma significativa oportunidade de promover o diálogo multidisciplinar das ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica. “O ano de 2020 tem sido muito marcante pelos diferentes efeitos causados pela pandemia de covid-19”, destacou o reitor ao afirmar que a pandemia e suas consequências relacionadas com o isolamento social demandaram uma série de ajustes nos processos de ensino da universidade e de instituições de todo o país e do mundo.

 

“Essas readequações estimularam a comissão organizadora a trabalharem em uma nova proposta de evento para 2020, que preservasse os objetivos principais do evento e promovesse a interação entre estudantes, professores, gestores e com a comunidade, porém com novos recursos e novas estratégicas”, explicou.

 

 (Núbia Rodrigues|Comunicação Setorial|UEG)

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.