Startups

A definição de uma startup é controversa, mas tem congruências. Pela Lei 20.472/2019, startups “são empresas emergentes, de base tecnológica, com até 4 (quatro) anos de constituição, que desenvolvem produtos ou tecnologias que envolvam riscos tecnológicos, cujas atividades exigem grande esforço em P&D para a sua sobrevivência e com a necessidade de ganhar escala rapidamente e obter investimento financeiro para crescer”.

Autor respeitado, Eric Ries (A Startup Enxuta, 2012) define: “uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”. Igualmente reconhecido, Steve Blank (Startup: Manual do Empreendedor, 2014) complementa: “é uma organização temporária em busca de um modelo de negócios escalável, recorrente e lucrativo“.

Para a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), “startup é uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, com elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza”.

STARTUPS EM GOIÁS

Goiás tem mais de 180 startups no StartupBase. A ABStartups mantém uma base de dados oficial do ecossistema brasileiro: o StartupBase. Em tempo real, mais de 12 mil startups, em diversas áreas e estágios de operação, foram cadastradas na plataforma até março de 2020. Para acompanhar esse avanço, acesse o link:

https://startupbase.com.br/home/startups?states=Goiás

Relatório publicado em dezembro de 2019 pelo Distrito, um ecossistema de inovação independente, com o apoio do Governo de Goiás, através da SEDI, apresentou 93 soluções inovadoras em operação no Estado.

Para acesso ao mapeamento, clique no link:

https://conteudo.distrito.me/dataminer-goias-df

COMUNIDADES

Uma comunidade é formada por uma série de elementos - pessoas, empresas, instituições e órgãos do governo - que, de alguma forma, contribuem na construção de um ambiente favorável para startups.

Em Goiás, o StartupGO é a principal comunidade e se tornou um ecossistema onde todas as comunidades se encontram e interagem.

Para se conectar, acesse http://startupgo.org.

Em 2019 a ABStartups desenvolveu um estudo com 30 comunidades pelo Brasil. Três delas em Goiás. Em cada estudo há informações sobre seis pilares do ecossistema. O Governo de Goiás participou da construção desse mapeamento.

Para ter acesso, clique no link a seguir:

https://abstartups.com.br/mapeamento-centro-oeste

LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS

O Governo Federal sancionou o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2016, regulamentado em Goiás pelo Decreto 9.506/2019, que dispõe sobre incentivos à inovação e pesquisa científica e tecnológica.

Goiás também tem uma política estadual de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento regional de startups, por meio da Lei 20.472/2019.

Inova Simples

A Resolução nº 55/2020 regulamenta o procedimento especial para abertura da Empresa Simples de Inovação (Inova Simples), que foi instituído na Lei Complementar nº 167/2019. Assim, empresários de startups poderão abrir suas atividades de forma simplificada, bastando a autodeclaração para que possam iniciar seus negócios. A medida tem até o final de 2020 para entrar em vigor.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.