Programa Sukatech


O Sukatech

É um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, e gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro. O objetivo é a estruturação e a operacionalização de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) capaz de reciclar e recondicionar resíduos eletroeletrônicos, animar a cadeia produtiva do segmento, capacitar jovens e adolescentes na área de tecnologia e promover a educação ambiental.

CRC

O primeiro CRC já está em funcionamento em Goiânia:O Centro de Recondicionamento de Computadores tem capacidade de recebimento, recondicionamento e doação de computadores. O espaço também promove a capacitação em informática (informática básica, manutenção de computadores e robótica) e contribui para a preservação do meio ambiente com palestras e destinação de resíduos eletroeletrônicos e seus derivados polímeros. O CRC já está em pleno funcionamento em Goiânia

Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt 
Rua BF-25, esquina com Avenida JC-15, Bairro Floresta, Goiânia.


Metas até 2023 (Sukatech Goiânia):

  • Recondicionar e doar 1.500 computadores;
  • Promover a reciclagem de 500 toneladas de lixo eletrônico;
  • Capacitar 1000 alunos, sendo 450 no curso de informática básica, 450 no curso manutenção de computadores e 100 em robótica;
  • Promover quatro campanhas de educação ambiental, em forma de gincana nas escolas e caravana do descarte.
     

O que pode ser descartado?

Poderão ser descartados notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets e celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, fones de ouvido, eletroportáteis, ferramentas elétricas e muitos outros.

Veja o que pode ser descartado 

Destinação dos bens recondicionados:

Todo material recolhido será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). O que não pode ser reaproveitado ou recondicionado terá sua destinação correta, por meio do envio a parceiros cadastrados. Os equipamentos que podem ser reaproveitados, como por exemplo os computadores, depois de recondicionados, poderão ser doados à população considerada em situação de vulnerabilidade, órgãos e escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social.

AGENDE O SEU DESCARTE:

Governo de Goiás

Fluxo processual para agendamento

Lista de documentos: 

   - Termo de responsabilidade – MODELO
   - Termo de renúncia - MODELO

 

Setor Privado

Agende o seu descarte aqui

 

INSCRIÇÕES A CURSOS

Sukatech Goiânia: 

- Endereço: Escola do Futuro do Estado de Goiás José Luiz Bittencourt, na rua BF - 25, esquina com a av. JC-15, APM-10, Bairro Floresta – Goiânia-GO.

- WhatsApp: (62) 4141-9800

 

Política governamental

O Governo de Goiás tem se preocupado com os princípios para o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade dos processos produtivos. Visto que a falta de destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos gera toneladas de monitores, televisores, computadores e seus derivados em .

Em 2010, foi promulgada a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa lei compartilha a responsabilidade da destinação correta desses resíduos com os fabricantes, distribuidores, varejistas e com o consumidor. Dessa forma, se faz necessário à idealização e a implementação de política pública voltada ao descarte correto de resíduos, reduzindo o espaço ocioso ocupado em prédios institucionais.

Conforme regulamentado pelo Decreto 9.718/2020, do Governo de Goiás, determina que a administração pública estadual, direta, autárquica e fundacional tem a responsabilidade e a incumbência de comunicar ao órgão administrador do Programa Sukatech a existência de equipamentos de informática e eletroeletrônicos classificados como ociosos, recuperáveis, antieconômicos ou irrecuperáveis, sendo um instrumento fundamental para implementação de políticas públicas de recondicionamento e economia circular.