Parques Tecnológicos

Parques Tecnológicos 

Os parques tecnológicos são complexos de caráter científico e tecnológico cuja função é promover a cultura da inovação e da competitividade industrial com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico e social. Reunindo as chamadas cinco hélices (empresas de Base Tecnológica, investidores, instituições de ensino superior, sociedade e governo), esses ambientes transformam pesquisas acadêmicas em produtos ao promover a aproximação entre as universidades e o setor produtivo.

Com alguns exemplos de sucesso no Brasil, esse modelo de arranjo já se encontra na base produtiva dos principais países desenvolvidos e vem se consolidando como importante caminho para regionalização e descentralização do desenvolvimento econômico e social no Estado de Goiás. Eles são implantados na forma de projetos urbanísticos e imobiliários que definem áreas especificas para localização das respectivas entidades.

Ações do Governo de Goiás para Parques Tecnológicos

O governo de Goiás está modernizando o arcabouço legal sobre ecossistemas de inovação e pode apoiar os Parques por meio de incentivos fiscais, convênios e outros instrumentos jurídicos, visando implantar e consolidar núcleos administrativos, incubadoras e aceleradoras de empresas ou outro mecanismo de promoção e apoio à geração de novos ecossistemas de inovação e à implantação e consolidação de laboratórios de ensaio, testes e certificação.

Programa Goiano de Parques Tecnológicos – PGTec

Por intermédio do Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTec), o Governo de Goiás apoia a implantação e desenvolvimento dos Parques Tecnológicos e Parques Científico-Tecnológicos no Estado. O governo poderá apoiar os Parques por meio de: incentivos fiscais; celebração de convênios e outros instrumentos jurídicos visando implantação e consolidação de núcleos administrativos, incubadoras de empresas, aceleradoras de empresas ou outro mecanismo de promoção e apoio à geração de novos empreendimentos inovadores e apoiar a implantação e consolidação de laboratórios de ensaio, testes e certificação. Além disso, o governo de Goiás está modernizando o arcabouço legal sobre ecossistemas de inovação para dar segurança jurídica para a instalação destes empreendimentos.

Credenciamento dos parques no PGTec:

● Parque Científico-Tecnológico Samambaia – PTS

Universidade Federal de Goiás - UFG – Goiânia

Situação: Credenciado

● Parque Cientifico-Tecnológico JataíTech

Universidade Federal de Jataí – UFJ – Jataí

Situação: Credenciado provisoriamente

● Parque Tecnológico Alphaville

Cidade Ocidental

Situação: Credenciado provisoriamente

● Parque Científico-Tecnológico TECNOIF

Instituto Federal Goiano – IFGoiano – Rio Verde

Situação: Credenciado provisoriamente

 

Gerência de Desenvolvimento dos Parques Tecnológicos:

Contato – (62) 3201-5147