Sobre Negócios Internacionais

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. O que a Superintendência de Negócios Internacionais oferece aos empresários goianos?

A Superintendência de Negócios Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) é responsável pelas atividades de comércio exterior, buscando parcerias e cooperações técnicas com órgãos públicos e entidades privadas, nacionais ou estrangeiras, que permitam o fomento ao comércio exterior e a abertura de novos mercados aos produtos goianos. Ela também faz a divulgação mensal da balança comercial de Goiás, além de coordenar e executar programas de capacitação e profissionalização empresarial, formulando e ministrando treinamentos, oficinas, workshops, cursos, fóruns, seminários e outras atividades que tenham por finalidade otimizar o desempenho dos empresários no mercado internacional.

Outra atribuição dessa superintendência é a formulação e execução da política estadual de atração de investimentos nacionais e internacionais de base tecnológica e/ou de inovação. A Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi também é responsável pela organização de feiras e eventos, organização de missões comerciais, além de oferecer suporte técnico ao Governo do Estado na prospecção e na identificação de feiras, missões, seminários e encontros de negócios voltados a atração de investimentos.

Portanto, a Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi visa oferecer um espaço de oportunidades de negócios bilaterais para investimentos e comércio de produtos e serviços e a promoção de novas parcerias com base em inovações tecnológicas, além do estreitamento entre as relações diplomáticas bilaterais entre as empresas nacionais e estrangeiras e o Governo de Goiás.

  1. O Estado de Goiás se responsabiliza pelos custos dos empresários nas missões comerciais? Não, o Estado não se responsabiliza pelos custos individuais dos empresários nas missões comerciais. No entanto, alguns dos custos comuns durante as missões podem eventualmente ser subsidiados com entes governamentais ou parceiros. O Estado oferece gratuitamente aos empresários a organização de todas as atividades previstas em agenda oficial, matchmaking com parceiros estrangeiros, rodadas de negócios, visitas técnicas, traslados e intérpretes para os compromissos oficiais.
  2. Como a empresa pode aderir a uma missão empresarial organizada pela Sedi?A participação de instituições brasileiras em missões empresariais internacionais, organizadas pela Sedi, submete-se às disposições do formulário de adesão para participação em missões empresariais e dos termos e condições, sendo que ambos estabelecem juntos, para todos os fins legais, o "Contrato de Participação em Missões Empresariais" entre a Sedi e o participante.
    Como posso participar de capacitações para estruturar minha empresa para exportar? O interessado deve entrar em contacto com a Gerência de Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação para buscar a participação em algum dos seguintes programas: Programa Exportação Estruturada (PEE), Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e o Programa Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).
  3. Como ter acesso às estatísticas de comércio exterior disponibilizadas pela Superintendência  de Negócios Internacionais da Sedi? No website http://www.desenvolvimento.go.gov.br/a-secretaria.html é publicada mensalmente a balança comercial de Goiás, elaborada pelos técnicos da Sedi com base nos dados do Ministério da Economia.
  4. Como encontrar parceiros comerciais em outros países? A Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi proporciona, através das missões comerciais internacionais, a oportunidade aos empresários de participarem de rodadas de negócios, bem como por meio da participação dos programas de qualificação para exportação, oferecidos pela a Superintendência de Negócios Internacionais da Sedi.
  5. Quais são os contatos para obter mais informações?
    1. Superintendente de Negócios Internacionais
    2. Gerente de Atração de Investimentos Internacionais
    3. Gerente de Comércio Exterior
    4. Gerente de Organização de Feiras e Eventos de tecnologia nacional internacional.
    5. Fones: (62) 3201-5176/ 5197
    6. E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

      Endereço: Rua 82, n. 400, 1º andar, ala Oeste, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Setor Central – CEP: 74015-908